Não espere o momento certo

:: Novidades ::

Vou te contar um segredo, mas que na verdade todo mundo já sabe: Não existe momento certo. E sabe por quê? Porque sempre iremos pensar que há alguma coisa que pode melhorar antes de partirmos pra ação.

 

Assim como é preciso saber o momento de parar de revisar um livro, também é importante levar essa lição pra vida. Eu costumo revisar meus livros mais de uma vez, e dificilmente me dou por satisfeita. Mas será que essa não é apenas uma maneira de adiar as próximas etapas?

Não espere o tal “momento certo” para realizar o que você quer, isso pode gerar apenas frustrações e adiamentos intermináveis.

Quer um exemplo? Então, vamos lá… Joaquina acabou de voltar de uma viagem e decidiu que vai cuidar da saúde, começar uma dieta, frequentar a academia e perder peso.

 

Ela começa imediatamente ou espera até a segunda-feira para transformar a intenção em realidade? Se você pensou “Há! Ela vai esperar até segunda”, acertou em cheio.
Daí a segunda-feira chega, mas Joaquina não tem roupas de academia, ainda não foi ao nutricionista e o tênis que tem é muito antigo. O que ela faz? Usa tudo isso (e inventa muito mais) para dar uma desculpa para si mesma e para quem ela comentou sobre o objetivo por “não poder” começar na segunda. É melhor esperar até ela ir ao nutricionista, né? 

Até marcar a consulta, coloque pelo menos uma semana na conta. Comprar a roupa de academia? Mais alguns dias até ela ter tempo de ir a uma loja. O tênis? A fatura do cartão de crédito já está muito alta este mês, é melhor esperar para comprar no próximo. E assim Joaquina vai deixando de realizar seu objetivo, esperando o “momento certo”, o conjunto de fatores perfeitamente combinados que darão a ela mais segurança para se aventurar na mudança.

Não julgo Joaquina, no entanto. Todos nós, em algum momento das nossas vidas, pensamos assim: “Não vou fazer isso agora, vou esperar eu me formar na faculdade” (Depois de “vou esperar”, substitua com palavras de sua preferência, estou certa de que isso já aconteceu com você).

E já aconteceu comigo também. Demorei vários anos para publicar meu primeiro livro. Esperei o momento certo, até perceber que ele nunca chegaria e que eu estava adiando uma coisa que eu realmente queria fazer (mas esse é um assunto para outro post, assim como os motivos que me levaram a esse adiamento).

Mas, então, como fugir disso? Geralmente, queremos esperar, é natural, é mais seguro quando temos um plano ou, no caso da Joaquina, um tênis que não vai fazer calos nos pés. Já que o momento certo nunca chegará, treine-se para buscar o momento mais adequado. Vou compartilhar meu checklist para perceber esse momento:

  1. Você tem as ferramentas básicas para realizar o que você quer? (Por exemplo: gravar vídeos. Não é preciso uma câmera super tecnológica. Comece com o celular até pegar o embalo). Caso você as tenha, esse é um ponto positivo.
  2. O quanto você quer realizar esse objetivo? Sejamos sinceros, quando não queremos muito uma coisa, não nos dedicamos. E ponto final. É assim com tarefas, cursos, relacionamentos, tudo na nossa vida.
  3. Imagine-se realizando o que você quer. Na sua mente, você está mais feliz realizando e colhendo os frutos do seu objetivo, ou está mais feliz da maneira como vive agora?
  4. Listes os motivos que estão te impedindo de realizar seu objetivo (para mim, são desculpas, mas okay). Listou? Agora vá de um a um, resolvendo todos. Se mesmo depois disso você ainda estiver “esperando o momento certo”, acredite em mim, você não quer realizar esse objetivo tanto assim (E tudo bem. Às vezes, é só fogo de palha mesmo).

Um livro que eu indico para você que quer parar de adiar a busca pelas suas metas e vive esperando uma situação idealizada (que provavelmente não acontecerá) é o Poder do Agora! Eu já li esse livro e, apesar de ter achado um tanto quanto repetitivo, recomendo. Você perceberá o erro que comete ao viver lembrando do passado (que pode ocasionar angústia e depressão), e que viver apenas voltado para o futuro também cilada (gera ansiedade, e você deixa de aproveitar o Presente, que é quando sua vida realmente acontece).

Agora deixa eu te contar outro segredo: eu escrevi esse post em fevereiro de 2020 (veja o print)

E sabe por que eu adiei para publicar esse texto? Porque eu estava esperando “o momento certo” para fazer o que eu queria, que era começar um canal no YouTube. Esperei ter tripé, microfone, etc. E quando eu tive tudo isso? Eu era tímida demais para começar. E fui adiando cada vez mais um projeto que eu queria tanto.

Eu podia simplesmente publicar esse texto (sem esse acréscimo) e deixar você pensando que eu “não tenho falhas”, mas estou muito longe disso. Todos nós temos inseguranças, nos sabotamos de vez em quando por medo do desconhecido, do novo. Enfim… com a leitura de um livro muito interessante, consegui vencer o pensamento limitante da timidez e me jogar no meu novo projeto: ter um canal no Youtube para me aproximar dos meus leitores e estimular a leitura no Brasil.

Espero um dia voltar a esse post e pensar “poxa, como eu demorei para abrir os olhos”. Hoje é dia 07/07/2020 e é quando publicarei esse texto. Espero que ele seja útil para você. Não adie sua felicidade, seus projetos, aguardando o momento certo. Não vale a pena. (Fica a dica de quem escreveu sobre isso e acabou fazendo justamente o contrário do que aconselhou).

Assista ao primeiro vídeo do meu canal, deixe seu like, comente e compartilhe com todo mundo


 

Se você leu até aqui, muito obrigada, e espero que minhas palavras tenham sido úteis!

E, lembre-se: Não existe o momento certo para fazer alguma coisa. O que existe é a sua decisão de realizar. Sem desculpas, sem esperar pelo cenário perfeito. Perfeição é utopia, gente.

Para ler mais conteúdos assim, siga-me no Instagram. E te convido para conhecer os meus livros.

 

Deixe um comentário